terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O que é TCC?

Trabalho de conclusão de curso
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O trabalho de conclusão de curso (TCC, eventualmente chamado trabalho de graduação interdisciplinar, trabalho final de graduação, projeto de formatura ou projeto experimental, com suas respectivas siglas) é um tipo de trabalho acadêmico amplamente utilizado no ensino superior como forma efetuar uma avaliação final dos graduandos que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação universitária, no Brasil. 

Introdução

Em muitas instituições, o TCC é encarado como critério final de avaliação do aluno: em caso de reprovação, o aluno estará impedido de obter o diploma e conseqüentemente exercer a respectiva profissão até que seja aprovado. Embora a expressão "trabalho de conclusão de curso" possa ser utilizada em meios que não os da graduação universitária, no Brasil ela está invariavelmente ligada ao ensino superior.
O escopo e o formato do TCC (assim como sua própria nomenclatura) variam entre os diversos cursos e entre diferentes instituições, mas na estrutura curricular brasileira ele possui papel de destaque: em cursos ligados às ciências, normalmente é um trabalho que envolve pesquisa experimental, em cursos de caráter profissional, normalmente envolve: pesquisa bibliográfica e/ou empírica, a execução em si e uma apresentação de um projeto perante uma banca examinadora entre 3 e 5 professores (não necessariamente com Mestrado e/ou Doutorado).
A Banca Examinadora formada para tal propósito não cria nenhuma expectativa de originalidade. Portanto, pode ser uma compilação (e não cópia) de outros ensaios com uma finalidade, um fio condutor, algo que forneça um roteiro, uma continuidade.

 

Escolha do tema do TCC

Professores orientadores recomendam que o tema escolhido seja um assunto com o qual o aluno possua afinidade. Ele vai passar talvez um ano ou mais escrevendo sobre um determinado assunto.Caso contrário, será muito mais difícil para o aluno conviver com ele todo esse tempo.
O tema deve ser procurado através de perguntas. Uma grande dúvida deve ser o início de um trabalho acadêmico. Algo que não foi respondido ainda. Alguma área do curso escolhido que ainda tenha algo escondido dos cientistas.
Ou seja, que tenha identidade temática, que seja de seu agrado.
Também deve atender as seguintes premissas: - que atenda a seus propósitos acadêmicos e profissionais; - que tenha possibilidade de elaboração quanto à existência de Bibliografia.

Tipos de TCC

Estes são alguns tipos de trabalhos de conclusão de curso:
§  Estudo de caso
§  Revisão bibliográfica
§  Pesquisa de recepção

 

Formatação do TCC

Formatação no Brasil (Normas ABNT)

No Brasil, em geral as instituições de ensino superior solicitam os trabalhos acadêmicos dentro das normas ABNT. Estas normas são muito faladas mas pouco conhecidas. Elas podem ser consultadas nas bibliotecas das escolas. Possuem avisos de copyright, mas, como a lei brasileira de direitos autorias não cobre regras e regulamentos, podem ser copiadas livremente, apesar dos avisos.
As normas ABNT que se referem a trabalhos acadêmicos são estas:
§  NBR 14724:2005 - Informação e Documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Trata da estrutura de monografias e TCCs. Documento completo para baixar.
§  NBR 10520:2002 - Informação e Documentação - Citações em documentos - Apresentação. Trata de como organizar as citações dentro da monografia. Documento completo para baixar.
§  NBR 6027:2002 - Sumários. Trata da formatação dos sumários. Documento completo para baixar.
§  NBR 6023:2002 - Informação e Documentação - Referências - Elaboração. Trata de como organizar a informação das referências bibliográficas
§  NBR 6028:2003 - Resumos. Trata de como fazer resumos. Documento completo para baixar.
§  NBR 6024:2002 - Numeração progressiva das seções de um documento. Trata de como fazer a numeração de tópicos da monografia. Documento completo para baixar.
§  NBR 6022:2002 - Apresentação de artigos em publicações científicas.
§  NBR 5892:1989 - Normas para datar.
A norma que não se aplica a trabalhos acadêmicos é esta:
§  NBR 12256:1992 Apresentação de originais. Trata da formatação de originais para impressão, não para trabalhos acadêmicos.

Recursos

§  Modelo de documento para Trabalho de Conclusão de Curso, em formatos OpenOffice e MS Word. Já tem os tamanhos de letras e espaçamentos conforme a ABNT. Baseado em folha de estilos, com dicas para estruturação e formatação do TCC. Basta aplicar o estilo ao texto, sem deixar linhas em branco. Sumários e paginação automáticos.
§  Portal de Pesquisa Científica ajuda nos principais desafios da construção do TCC: escolha do tema, pesquisa e identificação dos artigos científicos relacionados e que farão parte das referências bibliográficas do trabalho, e regras da ABNT para a formatação do trabalho
§  Zotero. Gerenciador de bibliografias. Plugins para o navegador Firefox ajudam a coletar, gerenciar e compartilhar referências e citações bibliográficas, além de formatá-las automaticamente nos editores de texto OpenOffice e MS Word.

Bibliografia

§  NBR 14724:2005 - Informação e Documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Trata da estrutura de monografias e TCCs.
§  NBR 10520:2002 - Informação e Documentação - Citações em documentos - Apresentação. Trata de como organizar as citações dentro da monografia.
§  NBR 6027:2002 - Sumários. Trata da formatação dos sumários.
§  NBR 6023:2002 - Informação e Documentação - Referências - Elaboração. Trata de como organizar a informação das referências bibliográficas
§  NBR 6028:2003 - Resumos. Trata de como fazer resumos.
§  NBR 6024:2002 - Numeração progressiva das seções de um documento. Trata de como fazer a numeração de tópicos da monografia.
§  NBR 6022:2002 - Apresentação de artigos em publicações científicas.
§  NBR 5892:1989 - Normas para datar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e acrescente sugestões construtivas

Parceiros

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...